Onde Ir
Onde Ficar
Onde Comer
Onde Comprar
Como Ir
OSense O-Sense

 

                                                                          Pendencinha

 


Todos nós já ouvimos falar no sítio Pendência e que este deu origem a cidade de Pacoti, no entanto, poucos ouvimos falar que existiu, também na mesma época, o sitio Pendencinha, que ficava entre os três grandes sítios, hoje ainda existentes na cidade de Pacoti, o Pau do Alho, o sítio Paca e o sitio Pendência.

 

 

                                                                Atual Pedencinha

 

 

Naquela época o sítio Pendência, havia sido comprado pelo Comendador Luis Ribeiro da Cunha, rico comerciante de Baturité e Fortaleza, por 7.600$000, sete contos e seiscentos mil reis.

 

Valor alto para a época que demonstrava ser um sítio bastante grande, maior que 100 hectares, como era o Pau do Alho, do tenente coronel da Guarda Nacional e intendente de Baturité, André Epifânio Ferreira Lima e do Sítio Paca, do Sr. Francisco Nepomuceno da Silva,   hoje pertencente a família do nosso querido Luizinho Teotônio.

 

Com a criação da freguesia de nossa senhora da Conceição de Pendência, por Dom Joaquim José Vieira, pela Lei Provincial Nº 2113 de 15 de dezembro de 1885 e instalação em 13 de junho de 1886, tendo como o primeiro Vigário o Pe. Constantino Gomes de Matos, grande parte do sitio Pendência passou a fazer parte da igreja.

 

Como era costume da época, os sitiantes doavam parte de suas terras para igreja que as dividiam em partes menores e as vendiam a preços populares aos moradores pobres da região, com isso aos poucos iam se formando as cidades, em pendência aconteceu o mesmo, como exemplo temos que todos aqueles terrenos que ficavam entre o Instituto Maria Imaculada e a Igreja Matriz, indo do alto do cemitério até o Rio Pacoti foram vendidos desta forma, formando o antigo bairro chamado de Rodeiro, entrada da Pendencinha.

 

                                                             PENDENCINHA  

 

 

Pendencinha, popularmente chamada de Saquinho, era uma pequena leiva de terra de aproximadamente uns 20 hectares adquiridos no final dos anos mil e oitocentos pelo General Laurindo Soares de Souza, negociante e Juiz de Paz e de Casamentos da cidade, e vereador na legislação de 1910.

 

 

 

Esse pequeno sítio, entre grandes propriedades, serviu por muito tempo a cidade, e ajudou no seu crescimento, onde em suas caieiras produziu-se grande parte dos tijolos e telhas das casas da emergente cidade de Pacoti.

 

 

 

 Padre Jorge Soares de Souza nasceu em Pendencinha – Pacoty em 23-4-1905 e ordenou-se em 1930.

 

 

Com a morte do general, por volta de 1926, seus herdeiros, Maria do Carmo Soares, Padre salazarista Jorge Soares de Souza, venderam parte do sítio para Manoel Silvino da Silva e Virgínia Lemos de Almeida, onde hoje ainda vivem seus descendentes e o local passou a se chamar de Vila Socorro.

 

  

Posteriormente, em 1946, com a morte da viúva, a Sra. Francisca de Oliveira Soares, a outra parte foi vendida ao Senhor Chico dos Santos que logo tratou de fazer melhorias construindo um grande engenho de cana para fabricação de rapaduras que abastecia grande parte da região.

 

 

 

Nas décadas de 50 e 60 quem também morou no sítio Pendencinha foi o casal Raimundo Vieira de Araújo e Maria Letícia Leite Araújo, pais do Ex- Prefeito Edson Leite, que passou quase toda sua infância ali, morava no lugar, onde hoje é a casa da Dr. Ana, neta do Chico dos Santos e esposa do Sr. Ivan Fonseca, Gerente da Emater de Pacoti.

 

Com a morte do Chico dos Santos e de sua esposa, Dona Leonora, o sitio foi desmembrado dando lugar a várias casas de veraneios, onde é hoje um dos lugares mais valorizados de Pacoti, contando inclusive com uma pousada, Pousada Weine Cleiton, (85) 3325.1363 / 8738.3278 e um espaço para eventos do Tarcísio, antiga Churrascaria Bom na Brasa (Pesqueiro).

 

 

 

 

 

 

 

Além da família Silvino e do Chico dos Santos, mora no lugar, a família luz, uma das mais tradicionais da cidade de Pacoti, inclusive a rua que dar acesso, a Pendencinha hoje, tem denominação de Duquinha Luz, Maria de Lourdes Luz, ilustre professora de português do Instituto Maria Imaculada, poetisa e ex-vereadora.

 

Esta é a história da Pendencinha que ficou esquecida com o tempo, também entre tantos sítios de donos ilustres de nossa história!! 



  

 

Todas as notícias